PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de março de 2012

Custo na Admnistração Pública e Inclusão Social



por José Paulo Leal



O controle de custos da administração pública é fundamental para a própria sobrevivência das instituições governamentais, tanto que o princípio da eficiência foi constitucionalizado em 1998 por inserção no caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988. Por esse mandamento constitucional, o gestor público deverá maximizar a utilização dos meios para obter maiores e melhores resultados em favor da sociedade.
Recentemente a Lei de Responsabilidade Fiscal, regulamentando o art. 165 da nossa Carta Superior, retomou essa matéria que a Lei 4.320/64 e o Decreto-lei 200/67 já disciplinavam, todavia sem sucesso.
A preocupação com os custos e a eficiência da área pública deveria adquirir até maior relevância do que o setor empresarial, posto que a ineficiência da ação governamental prejudica a todos, público ou privado.
Apesar de toda a evolução da tecnologia da informação e das dificuldades financeiras do país para atender as necessidades do povo, os gestores públicos ainda não cultuam a importância do controle de custos da atividade governamental, preferiram os cortes lineares das despesas e o endividamento do Estado para resolver os déficits crônicos do orçamento público, hoje sob vigilância da Lei de Responsabilidade Fiscal, felizmente.
A ineficiência do setor público, gerando desperdícios de recursos, é fator de exclusão social, que tanto se tem evidenciado pelas precárias condições de vida de grande parte da população brasileira.
Essas e outras análises são apresentadas neste estudo.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t11.pdf

0 comentários:

Postar um comentário