por Odair Gonçalves,
Ernani Ott
Um dos temas de grande interesse para os teóricos da contabilidade ao
longo dos tempos, diz respeito ao processo de divulgação das informações sobre
a gestão das empresas aos usuários externos. Este inclui, além das
demonstrações contábeis exigidas pela legislação vigente, uma série de outros
demonstrativos ou relatórios que permitem aos usuários conhecer os resultados
das atividades, bem como traçar tendências em relação ao futuro das mesmas.
A esse processo dá-se o nome de evidenciação (disclosure), objeto deste
trabalho. Para cumpri-lo, fez-se uma abordagem teórica dos principais aspectos
envolvidos, bem como realizou-se uma investigação sobre o seu uso pelas
companhias abertas brasileiras, tendo por base a página da internet da Comissão
de Valores Mobiliários (CVM), onde foi possível encontrar a divulgação de demonstrações
contábeis e demais demonstrativos e relatórios por uma população de 744 companhias,
os quais foram analisados visando identificar àquelas informações que visam contribuir
com o processo decisório dos usuários, e que são apresentadas em complemento às
informações obrigatórias. Especialmente, analisou-se as respostas das
companhias a um questionário sobre os seus posicionamentos em relação ao tema.
O maior número de evidenciações se referiam aos recursos humanos,
avaliação da gestão, investimentos, indicadores de desempenho e informações
sobre o mercado. As respostas aos questionários permitem concluir que as
companhias, de modo geral, vêm observando repercussões favoráveis dos
investidores às evidenciações praticadas.
Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t12.pdf
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