PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

21 de março de 2012

O relacionamento entre a contabilidade Gerencial e o processo de planejamento - estudo em uma holding



por Júlio Orestes da Silva, 
Carlos Eduardo Facin Lavarda


A dinâmica dos mercados e a competitividade no mundo dos negócios exigem das empresas técnicas e sistemas que permitam a tomada de decisão de curto e longo prazo, com intuito de atingir os objetivos da organização.
Este estudo objetiva analisar o relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento em uma Holding.
A pesquisa, quanto aos objetivos, caracteriza-se como explicativa, realizada por meio de um caso ilustrativo, com abordagem qualitativa, visando analisar o relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento.
Para a coleta de dados utilizou-se de entrevista estruturada. O modelo foi adaptado de Frezatti et al. (2007), e, ao fi nal, comparam-se os resultados. Infere-se que na Holding e em suas controladas existe infl uência dos atributos da contabilidade gerencial em relação aos instrumentos do planejamento.
Portanto, o estudo permite concluir que a contabilidade gerencial infl uencia nos processos de planejamento da Holding, tanto no planejamento estratégico, quanto no orçamento das empresas do grupo.


Fonte: http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/download/232/199

0 comentários:

Postar um comentário