PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

27 de março de 2012

A Evidenciação do uso de derivativos como instrumento de redução do risco de exposição cambial: Um estudo de caso na Gerdau S/A




por Clóvis Antonio Kronbauer


A abertura dos mercados trouxe para as empresas novas oportunidades de captação e aplicação de recursos. Novos instrumentos financeiros são utilizados como estratégia de especulação e de proteção ao risco. Os derivativos são parte deste conjunto de novos instrumentos financeiros utilizados pelas empresas e apresentam, pelas suas características, um novo desafio para a contabilidade, no tocante à forma de tratar e evidenciar adequadamente as operações relativas aos mesmos.
O artigo apresenta os aspectos conceituais relativos aos instrumentos derivativos e evidenciação de operações com derivativos. Através de um estudo de caso, realizado na empresa Gerdau S/A, ênfase é conferida à forma de comunicação aos acionistas e interessados sobre as operações de hedge com uso de derivativos, pelo exame da evidenciação nas demonstrações financeiras da Cia.
Percebe-se grande preocupação da empresa em comunicar adequadamente as operações com derivativos aos usuários das suas demonstrações financeiras. Verifica-se, também, que ainda existe um desafiador caminho a ser trilhado para que se possa alcançar a forma ideal de evidenciação das operações com derivativos, não só nas práticas adotadas pela empresa estudada, mas no contexto geral das regras de evidenciação contábil.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t08.pdf

0 comentários:

Postar um comentário