por Carlos Eduardo de Oliveira,
Cristiane Rodrigues Duarte,
Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva,
Lucas Ferraz de Souza
A concorrência entre empresas e produtos, atualmente, requer das
organizações a elaboração de estratégias competitivas.
A contabilidade de custos é um componente de gestão empresarial que
indica, mensura e informa os custos dos produtos e oou serviços da organização,
possibilitando vislumbrar melhor o impacto que estes custos terão na formação
do preço de venda. Portanto, o preço de venda pode ser um diferencial na
elaboração da estratégia empresarial.
O objetivo desta pesquisa foi identificar a utilização dos métodos de
formação do preço de venda do produto em uma empresa do setor da construção
civil. O objeto de estudo foi uma empresa de incorporação imobiliária situada
no município de Teófilo Otoni - MG.
Como técnica de pesquisa foi utilizada uma entrevista semi-estruturada,
aplicada utilizando-se um questionário que abrangeu questões sobre as
características gerais da empresa e dados relativos à formação de preço do
produto.
Como resultado da pesquisa observa-se que os métodos de preços com base
no custo de transformação e preços com base no custo-padrão são os métodos de
formação do preço de venda utilizados pela empresa no processo de planejamento
e controle.
Num segundo estágio da escala de
importância estabelecida pela empresa para a formação do preço de venda,
pode-se observar essa formação orientada pela concorrência e pela demanda, que
estão diretamente ligadas.
Fonte: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0347_1699.pdf
0 comentários:
Postar um comentário