PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de março de 2012

Contabilidade Gerencial - Um estudo acerca da utilização de métodos de formação do preço de venda do produto em empresa da Construção Civil


por Carlos Eduardo de Oliveira, 
Cristiane Rodrigues Duarte, 
Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva, 
Lucas Ferraz de Souza

A concorrência entre empresas e produtos, atualmente, requer das organizações a elaboração de estratégias competitivas.
A contabilidade de custos é um componente de gestão empresarial que indica, mensura e informa os custos dos produtos e oou serviços da organização, possibilitando vislumbrar melhor o impacto que estes custos terão na formação do preço de venda. Portanto, o preço de venda pode ser um diferencial na elaboração da estratégia empresarial.
O objetivo desta pesquisa foi identificar a utilização dos métodos de formação do preço de venda do produto em uma empresa do setor da construção civil. O objeto de estudo foi uma empresa de incorporação imobiliária situada no município de Teófilo Otoni - MG.
Como técnica de pesquisa foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, aplicada utilizando-se um questionário que abrangeu questões sobre as características gerais da empresa e dados relativos à formação de preço do produto.
Como resultado da pesquisa observa-se que os métodos de preços com base no custo de transformação e preços com base no custo-padrão são os métodos de formação do preço de venda utilizados pela empresa no processo de planejamento e controle.
 Num segundo estágio da escala de importância estabelecida pela empresa para a formação do preço de venda, pode-se observar essa formação orientada pela concorrência e pela demanda, que estão diretamente ligadas.

 Fonte: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0347_1699.pdf

0 comentários:

Postar um comentário