por Alexandre Majola Gaya,
Evandro Carlos Stampf
O desenvolvimento de um orçamento empresarial significa para os
profissionais da contabilidade inseridos em um mercado de trabalho até pouco
tempo atrás atrelado ao baixo uso de Tecnologia da Informação, um desafio em
três aspectos bem-definidos: tecnológico, metodológico e organizacional.
Está surgindo uma geração de profissionais inseridos em um ambiente onde
não há o questionamento de se usar ou não TI, mas sim quando começar a usar. A
classe de contadores vem cada vez mais sendo um dos principais clientes do
advento da Tecnologia da Informação.
Com a evolução dos Sistemas de Informação, uma das ferramentas mais
utilizadas pelos contadores têm sido as Planilhas Eletrônicas, as quais tem se
transformado em poderosos Sistemas de Simulação Empresarial, mais tecnicamente conhecidos
como Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).
Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo discutir o uso
efetivo da Tecnologia da Informação, especificamente Planilhas Eletrônicas e Banco
de Dados, na construção e uso do orçamento empresarial.
Será utilizado como metodologia um estudo de caso de uma empresa do setor
de autopeças, a qual vinha apresentando dificuldades em projetar cenários e
perceber, com antecedência, possíveis conseqüências de suas ações.
O trabalho, além de contemplar as abordagens tradicionais de
desenvolvimento de um orçamento empresarial, busca apresentar algumas técnicas
facilitadoras em sua construção, viabilizadas pelo uso da Tecnologia da
Informação.
Dentro deste aspecto busca-se desenvolver não apenas um orçamento
empresarial enquanto um sistema que apenas apresenta informação, mas um sistema
que tenha como propósito maior fornecer um ambiente de oferta de informações de
cenários empresariais para o decisor.
Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t06.pdf
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