PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

25 de março de 2012

Tempos Turbulentos impedem Previsões - O papel da tecnologia da informação e do orçamento na modelagem Empresarial


por Alexandre Majola Gaya, 
Evandro Carlos Stampf


O desenvolvimento de um orçamento empresarial significa para os profissionais da contabilidade inseridos em um mercado de trabalho até pouco tempo atrás atrelado ao baixo uso de Tecnologia da Informação, um desafio em três aspectos bem-definidos: tecnológico, metodológico e organizacional.
Está surgindo uma geração de profissionais inseridos em um ambiente onde não há o questionamento de se usar ou não TI, mas sim quando começar a usar. A classe de contadores vem cada vez mais sendo um dos principais clientes do advento da Tecnologia da Informação.
Com a evolução dos Sistemas de Informação, uma das ferramentas mais utilizadas pelos contadores têm sido as Planilhas Eletrônicas, as quais tem se transformado em poderosos Sistemas de Simulação Empresarial, mais tecnicamente conhecidos como Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).
Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo discutir o uso efetivo da Tecnologia da Informação, especificamente Planilhas Eletrônicas e Banco de Dados, na construção e uso do orçamento empresarial.
Será utilizado como metodologia um estudo de caso de uma empresa do setor de autopeças, a qual vinha apresentando dificuldades em projetar cenários e perceber, com antecedência, possíveis conseqüências de suas ações.
O trabalho, além de contemplar as abordagens tradicionais de desenvolvimento de um orçamento empresarial, busca apresentar algumas técnicas facilitadoras em sua construção, viabilizadas pelo uso da Tecnologia da Informação.
Dentro deste aspecto busca-se desenvolver não apenas um orçamento empresarial enquanto um sistema que apenas apresenta informação, mas um sistema que tenha como propósito maior fornecer um ambiente de oferta de informações de cenários empresariais para o decisor.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t06.pdf

0 comentários:

Postar um comentário