por Gilberto Grzeszezeszyn
A contabilidade tem sido, nos últimos anos, questionada a respeito das informações
prestadas para a gestão de longo prazo das empresas. Freqüentemente, a informação
contábil é reduzida aos aspectos financeiros e fiscais, sendo estes
procedimentos parametrizados por normas e legislações tributárias, as quais
fazem com que os relatórios sejam passíveis de comparação entre uma e outra
empresa. Em que pese a importância inconteste das normas para o relacionamento
da empresa com o mercado, estas, por vezes, fazem com que as informações
geradas não sejam adequadas para o gerenciamento interno da entidade.
Para atender a administração da empresa, foi tomando corpo ao longo do tempo,
um conjunto de técnicas de contabilidade voltadas para o fornecimento de informações,
tanto em nível corporativo, quanto em suas divisões organizacionais, o que se
convencionou chamar de contabilidade gerencial. Nesse campo da contabilidade,
têm se realizado pesquisas relacionando-a às temáticas organizacional e
comportamental, abrangendo a estrutura, o controle gerencial e a estratégia
empresarial.
A primeira alusão a este campo de pesquisa foi feita por Anthony (1972),
em sua obra de 1965, traduzida para o português. Johnson e Kaplan (1987)
criticaram a predominância de modelos matemáticos aplicados à contabilidade
pela falta de aplicabilidade dos resultados das pesquisas e ressaltam a
necessidade da contabilidade repensar as informações para uma gestão
estratégica.
Desse momento em diante, um artigo de Dent (1990), ganhou relevância no contexto
acadêmico, do abordar as possibilidades de pesquisas envolvendo a estrutura organizacional,
o controle gerencial e a estratégia. Nessa década, o tema contabilidade gerencial
estratégica foi abordado em inúmeros artigos de revistas no exterior, principalmente
na Europa, onde foram criadas duas novas revistas: Management Accounting
Research e Journal of Cost Management com intuito de dar vazão à crescente produção
sobre a contabilidade gerencial estratégica (SHANK; GOVINDARAJAN, 1997). A
abordagem sobre contabilidade e estratégia foi merecedora de um volume exclusivo,
em 1996, publicado pelo periódico Management Accounting Research.
Fonte: http://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/download/607/743|
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