PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

26 de março de 2012

Considerações sobre a eficácia do Valor Adicionado para Mensuração do Resultado Econômico e Social



por Cesar Eduardo Kroetz, 
José Paulo Consenza


Simultaneamente ao desenvolvimento da atividade mercantil, em termos econômicos, começaram a surgir também novos usuários da informação contábil-financeira, como credores, dirigentes não-proprietários, acionistas, sindicatos, organizações não-governamentais e clientes. Tal fato revela a presença de grupos importantes de novos agentes econômicos que participam em uma empresa, relacionando-a com os entornos internos e externos.
Não obstante, devido à sua inclinação tradicional por satisfazer demandas de informações de caráter financeiro, a Contabilidade não vem atendendo integralmente aos interesses destes “novos usuários” que, por seu lado, necessitam de dados que evidenciem informes diferentes daqueles contidos nas demonstrações contábeis tradicionais.
É neste contexto que se manifesta a necessidade de se publicar outros tipos de demonstrações que propiciem informações que resultem compreensíveis e transparentes a qualquer categoria de usuário, indepen dentemente de seus conhecimentos em matéria contábil, contemplando simultaneamente aspectos econômicos, financeiros, sociais e ambientais.
Dentro deste grupo de “novos informes” encontra-se a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), que no papel de demonstração contábil complementar visa informar sobre a participação de todos os fatores econômicos que intervieram na criação de riqueza por uma entidade e sua conseqüente distribuição entre esses agentes de produção.
À medida que uma entidade desenvolve suas atividades empresariais, produz fluxos de natureza econômica, apropriados mediante a confrontação das receitas com as despesas para determinar sua magnitude econômica, ou seja, o excedente produzido durante o período.
Tradicionalmente, o resultado contábil (lucro líquido) tem sido considerado um  os melhores indicadores para avaliar a gestão. No entanto, esse resultado não significa, fielmente, aumento de riqueza, porque evidencia a riqueza patrimonial sob a perspectiva dos proprietários ou acionistas.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t07.pdf

0 comentários:

Postar um comentário