PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

9 de março de 2012

A Contabilidade Gerencial aplicada ao Orçamento-Programa como Instrumento de Avaliação de Desempenho


por Helder Kiyoshi Kashiwakura


O Estado moderno caracteriza-se por crescente volume e diversificação das atividades estatais. Estas atividades estatais contribuem para a elevação do padrão de vida e ampliação da liberdade humana.
O orçamento público constitui um dos principais instrumentos para o planejamento e controle da utilização dos recursos públicos. Na medida em que sejam bem utilizados, os programas governamentais atenderão cada vez melhor ao interesse da população, elevando seu status material e cultural.
A nova realidade da atuação do Estado moderno exige a adoção de novos enfoques de controle, que não substituiriam os atuais, mas ao lado das questões tradicionais, as novas abordagens da avaliação deveriam considerar, por exemplo, os resultados econômicos e o desempenho da ação governamental.
Na nossa concepção, deve-se aperfeiçoar os mecanismos de avaliação de desempenho na administração pública, afim de propiciar maior retorno social na utilização dos recursos públicos. A técnica do Orçamento-Programa apresenta se de primordial importância ao propiciar esses mecanismos de avaliação de desempenho nos programas, projetos e atividades, facilitando e auxiliando as atividades de controle externo e interno.
Também, ao contrário do passado, quando a ênfase do controle interno residia nas questões ligadas ao mero cumprimento dos aspectos legais do gasto público, os novos dispositivos legais trazem inovações no campo do controle orçamentário. É o caso do Inciso II do art. 74 da Constituição Federal de 88 que define como uma das finalidades do controle a avaliação dos resultados das gestões orçamentárias, financeira e patrimonial, segundo os conceitos de eficiência e eficácia.


Fonte: 
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/premio_TN/IIPremio/sistemas/MH2tefpIIPTN/KASHIWAKURA_Helder_Kitoshi.pdf

0 comentários:

Postar um comentário