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22 de março de 2012

Estratégias de Marketing e sua utilização como ferramenta competitiva para as empresas de Contabilidade



por Maria Aparecida Scarpin, 
José Eduardo Scarpin, 
Mônica Sionara Schapallir Calijuri


Pode-se dizer que a contabilidade continua nos tempo de hoje o mais importante instrumento proporcionador de informações para gerir as organizações. No livro As maiores invenções dos últimos 2000 anos, Gordon Gould considera a escrituração contábil a maior invenção: “Se O dinheiro é o sangue e os mercado o sistema circulatório da economia global, os livros de contabilidade de dever-haver são as células nervosas que controlam e respondem a mudanças no fluxo do dinheiro”. (BROCKMAN, 2000; pg.70).
Nos últimos anos verifica-se substanciais melhorias qualitativas no campo da contabilidade. As mudanças ocorridas no cenário econômico do mundo globalizado provoca forte impacto no desempenho do profissional de contabilidade e do seu reconhecimento por parte das organizações e da própria sociedade como um todo.
O contabilista tem dinamizado seu trabalho pela evolução dos sistemas operacionais e pela informática, mas não utiliza técnicas mercadológicas na comercialização de seu produto.
Falta estratégias de marketing sobre os serviços contábeis. As funções e atividades do profissional de contabilidade se encontram vinculadas com o “negócio” do consumidor, ou seja: o cliente.
Observa-se que a posição dos consumidores dos serviços vai além da avaliação da capacidade e idoneidade do profissional, já que o mesmo não se encontra capacitado para avaliá-lo tecnicamente. Ele analisa o preço, a localização do escritório, a apresentação do serviço, a atenção que recebe, a garantia futura e um elemento diferencial da proposta profissional que o fará optar, como o faria com um produto qualquer.
Tanto as pequenas empresas de serviços contábeis, quanto grandes empresas de consultoria, estão reconhecendo a necessidade de se tornarem mais sofisticadas no que se relaciona ao marketing, pois este propõe, em sua extensão, um processo que aponta para a satisfação do cliente, o que implica diretamente na consciência do prestador de serviços a respeito do grau em que seu trabalho, de fato, esteja apropriado a essa finalidade.
É um processo gerencial que se manifesta em programas formulados destinados a obter respostas desejadas. O Marketing ocorre antes mesmo de qualquer venda, envolve a criação de planos e programas cuidadosamente preparados.
Na verdade, com os avanços tecnológicos e a globalização, o Marketing passou a ser uma força somatória, onde devem estar também a qualidade dos serviços e a inovação, pois só assim o Contabilista ou sua empresa de serviços contábeis estarão preparados para enfrentar a competitividade, desenvolvendo serviços apropriados, difundindo novas mudanças e tendências, gerando comunicação e, principalmente, uma ação de comprometimento entre o prestador de serviços contábeis e o usuário.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t13.pdf

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