PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de março de 2012

Governança Corporativa - Quando a Transparência passa a ser uma exigência Global



por Ana Tércia Lopes Rodrigues


O presente trabalho aborda a governança corporativa como um novo modelo de gestão adotado por empresas que buscam competir de forma diferenciada no mercado, valorizando a transparência como princípio norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios.
Partindo de uma abordagem do contexto corporativo global, representado por grandes organizações que se desenvolvem no mercado mundial afetando o volume e a qualidade das relações comerciais internacionais é possível perceber as motivações que levam as empresas nacionais a investir num padrão mais elevado de transparência nos negócios.
Os conceitos de governança corporativa foram desenvolvidos com base em conceitos acadêmicos, mercadológicos e institucionais, permitindo uma abrangência de posicionamentos diferenciados sobre o tema a partir de ângulos distintos de visão.
No âmbito acadêmico buscou-se um referencial clássico para o tema, embasado na teoria da agência e economia dos custos de transação mesclados a conceitos desenvolvidos na literatura moderna.
Mercadologicamente é abordado o estágio atual de desenvolvimento aplicado dos conceitos de governança corporativa no mercado de capitais, apresentando os critérios da Bovespa para inserção de empresas no Novo Mercado instituído a partir de uma adaptação do modelo alemão do Neuer Markt,bem como estudos recentes realizados sobre o tema.
Institucionalmente, os estudos sobre governança corporativa são desenvolvidos e acompanhados pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa cuja atuação tem contribuído para os avanços e disseminação da matéria no País. São apresentadas as principais recomendações emitidas pelo Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, dentre as quais destacam-se ações de cunho contábil como a necessidade de elaboração de demonstrações contábeis nos padrões internacionais e a caracterização da Auditoria Independente como um dos agentes da Governança Corporativa, juntamente com o Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal.




Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t04.pdf

0 comentários:

Postar um comentário