por Ana Tércia Lopes Rodrigues
O presente trabalho aborda a governança corporativa como um novo modelo
de gestão adotado por empresas que buscam competir de forma diferenciada no
mercado, valorizando a transparência como princípio norteador das relações
estabelecidas nos diversos segmentos de negócios.
Partindo de uma abordagem do contexto corporativo global, representado
por grandes organizações que se desenvolvem no mercado mundial afetando o
volume e a qualidade das relações comerciais internacionais é possível perceber
as motivações que levam as empresas nacionais a investir num padrão mais
elevado de transparência nos negócios.
Os conceitos de governança corporativa foram desenvolvidos com base em
conceitos acadêmicos, mercadológicos e institucionais, permitindo uma
abrangência de posicionamentos diferenciados sobre o tema a partir de ângulos
distintos de visão.
No âmbito acadêmico buscou-se um referencial clássico para o tema,
embasado na teoria da agência e economia dos custos de transação mesclados a
conceitos desenvolvidos na literatura moderna.
Mercadologicamente é abordado o estágio atual de desenvolvimento aplicado
dos conceitos de governança corporativa no mercado de capitais, apresentando os
critérios da Bovespa para inserção de empresas no Novo Mercado instituído a
partir de uma adaptação do modelo alemão do Neuer Markt,bem como estudos
recentes realizados sobre o tema.
Institucionalmente, os estudos sobre governança corporativa são
desenvolvidos e acompanhados pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança
Corporativa cuja atuação tem contribuído para os avanços e disseminação da
matéria no País. São apresentadas as principais recomendações emitidas pelo
Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, dentre as quais
destacam-se ações de cunho contábil como a necessidade de elaboração de
demonstrações contábeis nos padrões internacionais e a caracterização da
Auditoria Independente como um dos agentes da Governança Corporativa,
juntamente com o Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal.
Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t04.pdf
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