PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

14 de março de 2012

A Contabilidade como ferramenta Gerencial na gestão Financeira das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) - Necessidade e Aplicabilidade



por Joabe Barbosa Lacerda


O presente estudo explora inicialmente o universo da pequena empresa tratando da questão de sua definição e classificação sob uma perspectiva global. Evidencia sua importância econômica e social através da exposição de dados estatísticos abrangendo as principais regiões do país e alguns dados do exterior.
A seguir, investiga o desafio de sobrevivência dessas pequenas organizações no Brasil e busca identificar os principais fatores internos e externos que exercem influência sobre o seu sucesso e insucesso.
Diante de tais fatores, objetiva contribuir especificamente a problemática da discutível capacidade gerencial da pequena empresa, de sua fragilidade administrativa e de sua carência de informações gerenciais.
Como resultado do estudo, apresenta ferramentas construídas à luz da Ciência Contábil sob seu enfoque gerencial, adaptada de maneira a atender a gestão financeira das pequenas empresas.
No desenvolver do trabalho, verifica-se que a Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena empresa, contudo para viabilizar sua implantação e compreensão por parte dos empresários de pequena empresa é necessária a adaptação de alguns instrumentos contábeis como: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Plano de Contas, Centro de Custos, e Fluxo de Caixa.


Fonte: 
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/4D0B9C74BD56C03803257053005D83A8/$File/NT000AA6DE.pdf

0 comentários:

Postar um comentário