PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de março de 2012

Estágios Evolutivos da Contabilidade Gerencial em Empresas Brasileiras


por Dione Olesczuk Soutes, 
Maria José de C. M. de Zen


Este trabalho tem por objetivo identificar em qual estágio evolutivo a contabilidade gerencial brasileira se encontra. Para tanto verifica, através de pesquisa empírica, quais artefatos as empresas que atuam no Brasil estão utilizando. O IMA (Institute of Management Accountants), através do documento IMAP 1, identificou quatro estágios evolutivos da contabilidade gerencial.
Visando determinar em qual estágio evolutivo a contabilidade gerencial no Brasil se encontra, foi proposta uma segregação dos artefatos nos quatro estágios citados no IMAP 1, as quais são:
(1) Determinação dos custos e controle financeiro,
(2) Informação para planejamento e controle gerencial,
(3) Redução de perdas de recursos em processos organizacionais,
(4) Criação de valor através do uso efetivo dos recursos.
Através de questionários aplicados junto a profissionais que estão cursando pós-graduação, levantou se o uso e os benefícios percebidos por eles em empresas que atuam no Brasil, bem como os fatores que podem restringir ou acelerar sua utilização.
Os resultados mostram que os três primeiros estágios estão dominados pela contabilidade gerencial nestas empresas e, quanto ao quarto estágio, falta muito para ser considerado dominado, demonstrando assim que há espaço para evolução e desenvolvimento.
O presente trabalho, metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa empírica.

 Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos52005/351.pdf

0 comentários:

Postar um comentário