PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de abril de 2012

Demonstração da Responsabilidade Social - com base no princípio de dualidade


por César Eduardo Stevens Kroetz, 
Cleber Joel Stevens Kroetz


A cultura da responsabilidade social corporativa vem crescendo de forma acentuada nos últimos anos, em função de mudanças no comportamento dos stakeholders, do mercado e das organizações.
Estas últimas, percebendo as alterações externas, procuram se adaptar a este cenário, incorporando práticas e atitudes de responsabilidade social e ambiental ao seu modelo de gestão.
O sistema contábil convencional baseado no princípio da dualidade, origem e aplicação, vêm permitindo registrar as mutações econômicas-financeiras que ocorrem com a riqueza celular.
Todavia, quando se necessita que estes registros expliquem e mostrem a interação da entidade com o contexto social praticamente não se utiliza esta metodologia.
Existe um verdadeiro vazio em termos de conhecimento contábil que pode anular as necessidades dos distintos stakeholders que buscam informações de ordem social e ambiental para efetuar suas análises e melhorar seus processos de tomada de decisão.
Objetivando contribuir na discussão deste tema, o presente trabalho propõem uma demonstração da responsabilidade social seguindo a metodologia da partida dobrada.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t24.pdf

0 comentários:

Postar um comentário