PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

22 de abril de 2012

Custo de Oportunidade sob o enfoque do modelo de Gestão Econômica - GECON


por Giana Britto Seixas Pereira,
Maria Lúcia Pereira de Souza Baraúna

     Não obstante a validade dos conceitos, a partir da sistematização da contabilidade atual e seu enquadramento aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, os mesmos nem sempre são  operacionalizados, ou, quando são, não cumprem plenamente a sua função.
     O custo de oportunidade é um destes conceitos, que a despeito de sua importância reconhecida de forma unânime nos meios econômicos, contábil e financeiro, não apresenta atualmente uma adequada operacionalização contábil.
     O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito do custo de oportunidade desde a sua
abordagem econômica, passando pela sua interpretação contábil, sua utilização em caráter excepcional na contabilidade brasileira e, finalmente, examiná-lo numa abordagem alternativa onde o conceito assume uma importância fundamental no processo de gestão da empresa.
     Finalmente, a Controladoria é apresentada como o elemento organizacional responsável pela operacionalização do custo de oportunidade, adequando-o ao Modelo de Gestão Econômica - GECON.

 Fonte:  http://www.ccontabeis.com.br/conv/t33.pdf

0 comentários:

Postar um comentário