PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de abril de 2012

Efeitos contábeis das variações da taxa de câmbio em investimentos internacionais no Brasil


por Aurea de Carvalho Martins


Desde a livre negociação dólar no mercado de câmbio até o final de 2002, o real vinha acumulando perdas consecutivas do poder aquisitivo em relação a moeda norte americana.
Este fato já gerava perdas significativas nos investimentos que os estrangeiros efetuam no Brasil. Nas demonstrações de empresas nacionais convertidas para dólar segundo as regras norte americanas esse fato fica evidente, pois embora a empresa apurasse lucros no resultado do exercício, o mesmo era corroído por um Ajuste Acumulado de Tradução (CTA – Cumulative Translation Adjustment) negativo.
Fatos mais atuais da economia nacional mostram um aumento no poder aquisitivo de nossa moeda. E o investidor consegue aumentar sua lucratividade tanto pela atividade da empresa como pela valorização do câmbio. O CTA que acumulava valores negativos ao longo dos anos, já começa a aumentar, podendo inclusive expressar valores positivos.
Esta pesquisa analisa o impacto da variação das taxas de câmbio nos últimos dez meses, pois o período abrange um espaço de tempo em que houve uma especulação grande da moeda, principalmente no período pré-eleitoral, e posteriormente uma valorização do real frente ao dólar.
Simulações contábeis usando as taxas de câmbio reais informadas pelo Banco Central do Brasil, evidenciam os efeitos da desvalorização/valorização da moeda e os impactos de ganhos e perdas nos investimentos internacionais efetuados nas empresas brasileiras.
Os cálculos e a metodologia de conversão atualmente aceita no mercado norte americano são mostrados detalhadamente, sendo também comentada a visão do investidor sobre o CTA.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t26.pdf

0 comentários:

Postar um comentário