por Afonso Rodrigo de David
Nos últimos anos é crescente o número de empresas que estão elaborando e publicando
o Balanço Social, porém, não há evidências claras se as informações que constam
nesta
demonstração, não obrigatória mas incentivada, sejam relevantes.
Espera-se que a mesma reúna um conjunto de informações que a torne uma
ferramenta importante para o tomador de decisões da empresa, e sirva como
elemento de comunicação com o seu ambiente interno e externo.
Levando-se em conta estes aspectos, traçou-se como objetivo deste estudo,
identificar que informações as empresas estão disponibilizando aos usuários
através do Balanço Social, considerando-se que a evidenciação é um dos
elementos-chave da contabilidade.
A pesquisa desenvolveu-se com base nos Balanços Sociais de 88 (oitenta e
oito) empresas de pequeno, médio e grande porte, relativos ao ano de 2000,
encaminhados à Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2001,
para concorrer ao Prêmio de Responsabilidade Social e ao Troféu de
Responsabilidade Social.
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