PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

21 de abril de 2012

A Tecnologia da Informação na Contabilidade



por José Jassuípe da Silva Morais

     Com o avanço das novas tecnologias nos deparamos com problemas cada vez mais complexos para o exercício da profissão contábil. Todas essas mudanças estão sendo impulsionadas pela informática. As empresas necessitam cada vez mais de um bom   sistema de informações contábeis para a aplicação de técnicas inteligentes na tomada de decisão.
     Os avanços exigem mais dos sistemas contábeis e não meramente aqueles com a finalidade de realizar processamento de transações. O mundo dos negócios desse novo milênio é mais exigente e a tecnologia de ponta utilizada nos hardwares e nos softwares permite não somente o processamento de dados, como também, sistemas que processam informações e compartilham conhecimentos.
     Esse mais elevado nível de processamento do conhecimento utiliza a tecnologia da inteligência artificial, ou seja, o desenvolvimento de sistemas de processamento complexos que utilizam informações como ferramenta para decisões estratégicas e competitivas.
     De forma resumida, inteligência artificial (IA) é um programa ou funções de um programa que fazem o computador pensar inteligentemente, ou seja, conseguem tomar suas próprias decisões e até aprender com seus erros, imitando as funções do cérebro humano.
     O presente trabalho não vem apresentar um posicionamento conclusivo em torno do assunto, mas sim, pretende servir de ponto de partida para uma discussão mais ampla com a comunidade contábil sobre a utilização da IA nas informações que são produzidas por ela e um novo posicionamento para o exercício profissional. É esperado que ao final desta análise, possam surgir interessados em produzir novos escritos sobre o assunto.

 Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t32.pdf

0 comentários:

Postar um comentário