PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

9 de abril de 2012

Ética - Algumas considerações sobre o tema



por Jorge Luiz Rosa da Silva


Este trabalho trata da ética, um tema amplamente discutido nos últimos anos em nosso  País e de importância relevante. A ética tem como objeto de estudo as atitudes dos seres humanos, suas ações, os costumes adotados, a moral. Alguns temas podem ser destacados como de interesse da ética, como a liberdade, a dignidade humana, a autonomia, a consciência.
O relacionamento entre as pessoas, como indivíduos ou grupos, é foco central de atenção da ética e da moral. Poucos assuntos tem sido tão discutidos nas organizações, no mundo inteiro, quanto a ética corporativa. Entre outras coisas o que propiciou este cenário foi certamente os escândalos sobre fraudes contábeis que abalaram a economia americana em 2002, envolvendo a Enron e a WorldCom.
A ética vem sendo colocada como requisito imponderável para a sobrevivência das organizações.  Em decorrência disto, o governo americano agilizou mudanças em sua legislação, ampliando os poderes da SEC (Securities and Exchange Commission), aumentando a responsabilidade de administração das empresas, e introduzindo a regulamentação da profissão de auditor.
A regulamentação das novas normas, bem como a supervisão de seu cumprimento, passa a ser de responsabilidade do Conselho de Supervisão de Assuntos Contábeis das Companhias Abertas (Public Company Acconting Oversight Board – PCAOB).

0 comentários:

Postar um comentário