PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de abril de 2012

Os modelos teóricos da comunicação contextualizados na harmonização contábil internacional




por Darclê Costa Silva Haussmann, 
Pasulo Roberto da Cunha, 
José Luiz de Castro Neto


Através de uma pesquisa exploratória, o artigo demonstrará que a ciência contábil tem um foco de informação e de comunicação com seus usuários.
Para isso, a contabilidade faz uso de sua teoria e normas para que a informação e a comunicação existente entre quem elabora essas informações e quem faz uso delas, aconteça de forma harmônica.
Busca-se conceituar e esclarecer o que vem ser a harmonização (convergência) das normas contábeis internacionais. São abordados os obstáculos existentes num processo de harmonização, os efeitos positivos e negativos de se buscar a harmonia contábil num contexto mundial, com maior enfoque nas causas das diferenças internacionais.
Neste propósito de “comunicação” da Ciência Contábil, buscou-se fundamentar os modelos teóricos da comunicação - Função, Informação e Linguagem - selecionados para o estudo e elaboração do presente artigo.
Após estabelecer uma base teórica sobre a comunicação, busca-se reflexões no sentido de demonstrar que a harmonização contábil internacional está refletida nos modelos teóricos da comunicação em seus aspectos convergente e divergentes e que deles possam oferecer subsídios na busca de aprimoramento desta harmonização.



Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t27.pdf

0 comentários:

Postar um comentário