por Margarida M. Pinheiro,
Cláudia S. Sarrico,
Rui A. Santiago
Os resultados conseguidos com os
alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL
contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao
nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda,
parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias
existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL.
Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a
metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências
pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais
consistentes e de atitudes mais confiantes.
O trabalho reflecte ainda sobre o
problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um
mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.
Fonte: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/download/2370/1870
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