PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

21 de novembro de 2012

Tópicos Contemporâneos em Contabilidade



por Ms. Maria Alice Porto


A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE
CONTROLE

Neste conteúdo serão estudados os aspectos na contabilidade recente no Brasil, desde a década de 1970 até os dias atuais.  Serão vistas as mudanças trazidas pelas Leis nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009 para a contabilidade brasileira contemporânea. Ao término da leitura, você compreenderá a importância da informação contábil e conhecerá os usuários das informações contábeis.

1.1 ASPECTOS NA CONTABILIDADE RECENTE NO BRASIL – DÉCADA DE 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS

1.1.1 Década de 1970
A história recente da Contabilidade no Brasil se origina da década de 1970, depois da implementação de leis específicas para a  reforma bancária bem como para o fortalecimento do mercado de capitais. Conforme Porto (2003), durante muito tempo, no Brasil, a contabilidade foi direcionada apenas para o cumprimento às normas legais.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, até meados da década de 1970, a economia mundial, foi marcada por um crescimento histórico, nunca visto antes.
Este período tem por característica, forte intervenção do Estado na economia, de maneira a provê-la quaisquer que fossem suas dificuldades, desempenhando, deste modo, o papel de Estado provedor das relações sociais (PORTO, 2003). 
Conforme a autora, o Modelo Keynesiano, instituído após a Segunda Guerra Mundial, para recuperar a economia, era denominado “Estado do Bem Estar Social” no primeiro mundo e “Estado Desenvolvimentista” na  América Latina, - dado seu caráter de fomentador do desenvolvimento econômico  -, funcionava como planejador e interventor na economia, incentivando  investimentos públicos, de maneira a garantir o pleno emprego e corrigir as distorções do mercado.

0 comentários:

Postar um comentário