PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de novembro de 2012

Gestão Tributária - Um Estudo sobre a prática de Planejamento Tributário adotada por Indústrias Paranaenses


por Moacir José Soares


Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do sistema tributário no Brasil, desde a constituição de 1824, até a complexidade do sistema atual. Na seqüência, apresentam-se os fundamentos relacionados à legislação tributária e conceituações sobre o Direito Financeiro, visto hoje como um sistema normatizador das atividades financeiras do estado,  enquanto que o Direito Tributário é tratado como um ramo autônomo da ciência jurídica.
Salienta-se a Contabilidade Tributária como um dos ramos da contabilidade responsável
pelo gerenciamento dos tributos, subsidiando com informações extremamente necessárias à apuração das hipóteses de incidência tributária. São desenvolvidos exemplos práticos de apuração de tributos que incidem sobre o lucro das Pessoas Jurídicas e também de impostos e contribuições que incidem sobre o faturamento ou receitas das empresas.
Observa-se nos modelos de apuração de impostos e contribuições desenvolvidos neste trabalho, as normas regulamentares de escrituração fiscal e de apresentação de informações exigidas pela Administração Fazendária. Destaca-se a importância do planejamento tributário como uma das variáveis influentes na competitividade dos negócios, pois os tributos indiretos têm grande reflexo nos preços, exigindo-se cada vez mais esforços criativos, inovadores e dinâmicos de estratégias das empresas. Faz-se o comparativo entre a  elisão e a  evasão fiscal, suas características e os enfoques de tributaristas sobre a norma geral antielisão. Por meio de pesquisa junto às indústrias paranaenses, analisam-se os regimes de tributação por elas adotados, suas estratégias e medidas gerenciais em relação ao Planejamento Tributário.
Por fim, apresentam-se vários casos sobre planejamento tributário de empresas, estudado por  tributaristas, além de trabalhos acadêmicos, constante do apêndice deste trabalho.


Fonte: http://www.ppgcontabilidade.ufpr.br/system/files/documentos/Dissertacoes/D011.pdf

0 comentários:

Postar um comentário