PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

24 de novembro de 2012

Resumo de Contabilidade Tributária


por Angélica Jarek


AULA 1 – NOÇÕES GERAIS
Contabilidade: Ciência que estuda, registra e controla o patrimônio das entidades e suas mutações,  apresentando no final de um período o resultado obtido e a situação econômico- financeira da  entidade;

Contabilidade Tributária: Ramo da Contabilidade que visa aplicar as normas básicas da Contabilidade e da Legislação Tributária.

Contabilidade e Fisco: A contabilidade deve demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de acordo com as normas de Contabilidade, por outro lado, deve atender ao Fisco e a Legislação Tributária. Sendo necessário elaborar controles puramente fiscais e extracontabilmente. como apurar o Lucro Real, para cálculo do IRPJ e CSLL, através do LALUR.

Objetivo da Contabilidade Tributária: Apurar o resultado econômico do exercício social (lucro contábil), e seguida, atender de forma extra contábil às exigências das legislações do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, determinando a base de cálculo fiscal para a formação das provisões destinadas ao pagamento desses tributos, as quais serão abatidas do resultado contábil, para a determinação do lucro líquido do período base apurado.

Legislação Tributária: leis, os tratados e convenções internacionais, os decretos e as normas  complementares a respeito dos tributos e relações e eles pertinente.


Fonte: http://heldssouza.files.wordpress.com/2010/05/resumo_contabilidade_tributaria.pdf

0 comentários:

Postar um comentário