PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

1 de maio de 2011

Um passeio na Contabilidade, da Pré-história ao Novo Milênio




por: Maria de Fátima Oliveira Martins

A contabilidade, mesmo sem os mecanismos modernos disponibilizados no Novo Milênio, se faz presente junto à sociedade há muitos anos antes de Cristo, mantendo sua máxima que é informar. O seu desenvolvimento acompanha a evolução da civilização, cujo crescimento e progresso da humanidade faz com que se torne cada vez mais  eficiente e fiel a que se propõe.

Passeando no tempo, sem especificar data de início, observa-se que mesmo sem escrita a Contabilidade era utilizada pelo homem como um instrumento de controle do crescimento patrimonial. A utilização de pedras e fichas de barro de vários formatos representavam o controle e porque não dizer uma forma de registro contábil. No caso das pedras estas eram dispostas em recipientes que caracterizavam nascimento de animais ou transferências para pagamento de dívida ou outras razões. As fichas de barro representavam mercadorias utilizados em transações comercias, que podiam ser animais ou mesmo produtos agrícolas, cuja movimentação chamamos hoje de entrada e saída de ativos, débito e crédito e por extensão Partidas Dobradas.

Passando do desconhecimento ao conhecimento da escrita, a pictográfica (gráficos simplificados) foi invenção dos sumérios em 3100 A C e a alfabética, inventada pelos fenícios em 1100 A C serviram como excelente instrumento de divulgação, possibilitando o desenvolvimento cultural da humanidade propiciando-nos conhecer a evolução histórica da Contabilidade. No Egito por volta do ano 2.000 A C. já havia a obrigatoriedade dos livros e documentos comerciais, sendo a escrituração das contas, baseada no valor da moeda egípcia da época o “shat” de ouro e prata. As primeiras moedas da história contábil datam de 650 A C. feitas na Ásia Menor e de 600 A C feitas na Grécia.


Fonte:
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/248.pdf

0 comentários:

Postar um comentário