PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

3 de maio de 2011

Contabilidade Comercial (Apostila)



por: Prof. Antônio das Graças Alves Ferreira

1.1. CONCEITO. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO COMERCIO COMERCIO: 
Entende-se por comércio a troca de mercadorias por dinheiro ou de uma mercadoria por outra. 

A atividade comercial é inerente à natureza e às necessidades humanas, pois todos temos necessidades e, se não existisse moeda, trocaríamos bens que temos em excesso por (outros que não possuímos (escambo). 

A atividade comercial é das mais importantes por permitir colocar à disposição dos consumidores, em mercados física ou economicamente delimitados grande variedade de bens e serviços, necessários à satisfação das necessidades humanas. Neste sentido, diz-se, também, que o comerciante é a pessoas física ou jurídica que aproxima vendedores e compradores, levando-os a completar uma operação comercial, ou seja. a troca de mercadorias por dinheiro ou por outras mercadorias.


ORIGENS HISTÓRICAS DO COMÉRCIO

São remotas as origens do Comércio. Na antiguidade, os fenícios, provavelmente, foram o povo que mais se notabilizou na atividade comercial. Várias causas e fatores contribuíram para tal, algumas inclusive de natureza geográfica. A Fenícia dispunha de pouca terra para o desenvolvimento de uma agricultura de grande qualidade. 

Assim, teve de voltai-se ã atividade comercial, construindo frota que realizava atividades comerciais com o Ocidente, bem como. por terra, com o Oriente. Além dos fenícios, foram muitos os povos da Antiguidade que exerceram com esmero a atividade comercial, como os gregos e mesmo os romanos. Mais recentemente, entre os séculos XII e XVI, vários países independentes e republicas européias desenvolveram intensa atividade comercial. 

Destacam-se Veneza, com seu interesse principalmente voltado para o Oriente, e Portugal bem como outros países de tradição de descobertas e de navegação. Por vocação, por necessidade e como conseqüência de suas descobertas, acabaram desenvolvendo sua atividade comercial em níveis acima da média.



Fonte: 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAArBEAF/apostila-contabilidade-comercial#

0 comentários:

Postar um comentário