PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de maio de 2011

Teoria da Contabilidade: Ensaio sobre as necessidades informacionais e o desenvolvimento da contabilidade.



por: CRCPR - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

A contabilidade é a ciência que estuda as variações do patrimônio de uma entidade. Essas variações interessam a seu usuário. Neste contexto, a problemática reside em investigar se a necessidade do usuário da contabilidade por informações econômico-financeiras de uma entidade, consiste em fundamento para a conceituação básica desta ciência.

Como objetivo geral, buscar-se-á identificar quais eram os usuários e seus objetivos em cada fase da história em face ao desenvolvimento da contabilidade. Como objetivo específicos (i) verificar o registro da evolução do pensamento contábil em cada momento histórico (ii) acompanhar o desenvolvimento do processo de identificação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos até a divulgação da Estrutura Conceitual Básica.

A justificativa para o tema proposto para este ensaio reside em um novo olhar sobre as produções na área de Teoria da Contabilidade. Quanto à metodologia de pesquisa utilizada, trata-se de um ensaio, as fontes de pesquisa serão bibliográficas, o raciocínio utilizado será o dedutivo e o tratamento dos dados será qualitativo.

Após as reflexões realizadas, é possível inferir que: as necessidades do usuário contábil por informações econômico-financeiras de uma entidade constituem a base que justifica o desenvolvimento dos conceitos que estruturam a contabilidade enquanto ciência.


Fonte:  
http://www.crcpr.org.br/eventos/15convencao/trabalhosAprovados/09.pdf

1 comentários:

Anna Carolina Freithas disse...

Ola caro colega.

Este seu espaço informacional esta sendo muito prático para mim, tenho colhido excelentes informações por aqui, espero que não desista.

Grata.

Anna Carolina Freithas

Postar um comentário