PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

4 de maio de 2011

Planos de Contas e Convergência aos Padrões Interncaionais - Estudo Compartivo entre os Governos Brasileiro e Espanhol


por: Poliana de Araújop Moura;
Diana Vaz de Lima;
Lucas Oliveira Gomes Ferreira.


Na Administração Pública, a relação de contas tem papel importante para o adequado registro dos atos e fatos e a geração de informações, sendo desejável que essa linguagem seja uniforme, em virtude dos diversos estudos comparativos a que sujeitam-se as contas públicas.

Considerando as ações do Governo brasileiro para a instituição de um plano de contas
nacionalmente padronizado, este trabalho tem por objetivo verificar se a proposta de plano de contas atualmente em discussão, a ser adotada no Brasil a partir de 2012, está alinhada aos padrões internacionais de contabilidade.

Trata-se de ensaio baseado em pesquisa bibliográfica e documental que identificou como os Governos do Brasil e da Espanha vêm conduzindo o processo de convergência no setor público com relação à estrutura de suas contas, tendo como referencial as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

A justificativa para o estudo está na percepção de que a adoção de um plano de contas nacionalmente padronizado proporcionará informações contábeis que possam ser compreendidas por todos os usuários, permitindo a geração de base de dados consistentes para compilação de estatísticas e finanças públicas.

A inovação consiste em comparar a proposta de plano de contas discutida no Governo brasileiro com a proposta do Governo espanhol, que também encontra-se em processo de convergência.

Conclui que as IPSAS não estabeleceram uma estrutura de contas rígida a ser observada pelos países, mas apenas as contas que devem ser evidenciadas nos Balanços Públicos, e que o Governo brasileiro e o Governo espanhol apresentam estruturas de contas diferentes entre si, uma vez que procuraram atender suas próprias necessidades de informação.

 
Fonte: 
http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoIV/02/CUE227.pdf

0 comentários:

Postar um comentário