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9 de maio de 2011

Formação de Professores no Curso de Ciências Contábeis no período de 1980-2009: Caminhos e Perspectivas



por: Lucimara Bortoleto Candiotto


Este estudo tem corno objeto identificar qual a formação do professor do curso de Ciências Contábeis no Município de Curitiba e Região Metropolitana, considerando o período histórico de 1980 a 2009, a fim de responder a seguinte questão: A formação do professor do curso de Ciências Contábeis sofreu alteração com a expansão do curso? A educação superior tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos, ocasionado, sobretudo pelos investimentos da iniciativa privada no campo educacional.



 O resultado disso foi uns aumento expressivo no número de vagas ofertadas, principalmente dos cursos que necessitam de menos investimentos iniciais para funcionamento Ciências Contábeis. Administração. Direito. Pedagogia, dentre outros.



Diante dessa expansão na oferta de vagas a demanda por professores para aluar no curso de Ciências Contábeis aumentou O curso em questão forma o profissional bacharel, que em muitos casos exerce sua atividade profissional durante o dia e atua como docente no ensino superior no período noturno, na maioria das vezes sem preparação para aluar como professor.



Para fundamentar a discussão acerca da necessidade de uma formação didático-pedagógica para atuação no ensino superior utilizamos os seguintes autores {as) Vasconcelos (2000), Garcia (1999), Tardif (2002). Saviani (1996). Imbernón (2006), Veiga (2006), Zabalza (2004), Masetto (2003), Anastasiou {2004), dentre outros.



Para identificar a formação dos docentes que aluavam no curso nas décadas de 1980 e 1990 utilizamos as pesquisas de Nossa (1999) e Fávero (1987). A aluai formação do corpo docente que atua no curso de Ciências Contábeis no Município de Curitiba e Região Metropolitana foi pesquisada nos sites da CAPES, INEP, CNPq e sites das IES.



A amostra foi composta por 87 docentes. Iodos bacharéis em Ciências Contábeis Com ela pesquisa foi possível constatar que a expansão na oferta de vagas gerou uma demanda por professores e estes foram recrutados dentre os profissionais liberais, seja por referência pessoal ou por serem profissionais de destaque no seu campo de atuação, lendo a docência como uma atividade secundaria.



À maioria desses professores não possui formação didático-pedagógica para aluar como docente no ensino superior e um baixo percentual deles possui cursos de pós-graduação Lato Sensu voltado à formação didático-pedagógica. Quando aos cursos de pós-graduação Stricto Sensu o número de docentes com essa formação é ainda menor, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado.



Entretanto, alguns dados podem ser considerados positivos, como por exemplo muitos docentes buscaram cursos de pós-graduação após vários anos de conclusão da graduação; novos programas de mestrado e doutorado na área de Ciências Contábeis foram criados, principalmente na última década: a grande maioria dos programas de mestrado e doutorado oferta disciplinas direcionadas á formação docente e embora de forma modesta, alguns professores estão buscando cursos de especialização pedagógica. O que sugerimos ao final desta pesquisa, é que as IES ofertem disciplinas optativas voltadas ã formação didático-pedagógica para os alunos dos cursos de bacharelado que têm interesse na docência Seria um passo importante para a melhora do ensino do curso de Ciências Contábeis.

 
Fonte: 
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1724

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