por: Lucimara Bortoleto Candiotto
Este estudo tem corno objeto identificar qual a formação do professor
do curso de Ciências Contábeis no Município de Curitiba e Região Metropolitana,
considerando o período histórico de 1980 a 2009, a fim de responder a seguinte
questão: A formação do professor do curso de Ciências Contábeis sofreu alteração
com a expansão do curso? A educação superior tem mostrado um crescimento
significativo nos últimos anos, ocasionado, sobretudo pelos investimentos da
iniciativa privada no campo educacional.
O resultado disso foi uns
aumento expressivo no número de vagas ofertadas, principalmente dos cursos que
necessitam de menos investimentos iniciais para funcionamento Ciências
Contábeis. Administração. Direito. Pedagogia, dentre outros.
Diante dessa expansão na oferta de vagas a demanda por professores
para aluar no curso de Ciências Contábeis aumentou O curso em questão forma o
profissional bacharel, que em muitos casos exerce sua atividade profissional
durante o dia e atua como docente no ensino superior no período noturno, na
maioria das vezes sem preparação para aluar como professor.
Para fundamentar a discussão acerca da necessidade de uma formação
didático-pedagógica para atuação no ensino superior utilizamos os seguintes
autores {as) Vasconcelos (2000), Garcia (1999), Tardif (2002). Saviani (1996).
Imbernón (2006), Veiga (2006), Zabalza (2004), Masetto (2003), Anastasiou
{2004), dentre outros.
Para identificar a formação dos docentes que aluavam no curso nas
décadas de 1980 e 1990 utilizamos as pesquisas de Nossa (1999) e Fávero (1987).
A aluai formação do corpo docente que atua no curso de Ciências Contábeis no
Município de Curitiba e Região Metropolitana foi pesquisada nos sites da CAPES,
INEP, CNPq e sites das IES.
A amostra foi composta por 87 docentes. Iodos bacharéis em Ciências
Contábeis Com ela pesquisa foi possível constatar que a expansão na oferta de
vagas gerou uma demanda por professores e estes foram recrutados dentre os
profissionais liberais, seja por referência pessoal ou por serem profissionais
de destaque no seu campo de atuação, lendo a docência como uma atividade
secundaria.
À maioria desses professores não possui formação didático-pedagógica
para aluar como docente no ensino superior e um baixo percentual deles possui
cursos de pós-graduação Lato Sensu
voltado à formação didático-pedagógica. Quando aos cursos de pós-graduação Stricto Sensu o número de docentes com
essa formação é ainda menor, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado.
Entretanto, alguns dados podem ser considerados positivos, como por
exemplo muitos docentes buscaram cursos de pós-graduação após vários anos de
conclusão da graduação; novos programas de mestrado e doutorado na área de
Ciências Contábeis foram criados, principalmente na última década: a grande
maioria dos programas de mestrado e doutorado oferta disciplinas direcionadas á
formação docente e embora de forma modesta, alguns professores estão buscando
cursos de especialização pedagógica. O que sugerimos ao final desta pesquisa, é
que as IES ofertem disciplinas optativas voltadas ã formação didático-pedagógica
para os alunos dos cursos de bacharelado que têm interesse na docência Seria um
passo importante para a melhora do ensino do curso de Ciências Contábeis.
Fonte:
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1724
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