PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

29 de maio de 2011

Análise Bibliométrica da Produção Científica sobre a Contabilidade Pública no Encontro de Administração Pública e Governança - EnAPG e na Revista de Administração Pública - RAP, no período de 2004 a 2009


por: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Alguns pesquisadores vêm intensificando estudos em que buscam analisar como estão sendo desenvolvidas e difundidas as pesquisas científicas em contabilidade, resultando nos chamados estudos bibliométricos. Destaca-se que grande parte desses estudos bibliométricos da área contábil, se referem à contabilidade privada.

Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é verificar como está caracterizada a produção científica sobre Contabilidade Pública no EnAPG e na RAP no período de 2004 a 2009.

Em relação aos procedimentos metodológicos, quanto aos objetivos classifica-se como uma pesquisa descritiva, em relação aos procedimentos metodológicos como uma pesquisa documental e quanto à tipologia de abordagem do problema como uma pesquisa qualitativa.

Este estudo utilizou-se da bibliometria para correlacionar os dados averiguados, portanto, é também uma pesquisa bibliométrica. A população é composta pelos artigos publicados nos anais do EnAPG e na RAP, no período de 2004 a 2009, e para definição da amostra, empregou-se a técnica de amostragem não-probabilística intencional.

Quanto ao tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Percebe-se que a produção científica sobre Contabilidade Pública no EnAPG e na RAP, no período de 2004 a 2009, apresenta mais pesquisas de caráter empírico do que teórico, o tema predominante nos artigos é o controle e transparência das contas públicas, a maioria das pesquisas são elaboradas por dois estudiosos e grande parte dos autores advém da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasília.


Fonte: 
http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/arquivos_artigos/artigos/695/20101217122947.pdf

0 comentários:

Postar um comentário