por: Ivam Ricardo Peleias;
João Bosco Segreti;
Glauco Peres da Silva;
Amanda Russo Chirotto.
A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos
relevantes da evolução da sociedade, no mundo e no Brasil. Um marco importante
é o impacto das ocorrências econômicas, políticas e sociais no ensino, pois tais
mudanças demandam profissionais mais bem preparados. Em função do exposto, este
trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizada nas áreas de Contabilidade
e Economia, sobre a evolução do ensino de Contabilidade no Brasil, e o impacto
que alguns eventos econômicos, políticos e sociais tiveram nessa evolução.
A pesquisa é histórica, documental, bibliográfica e descritiva. Foi
analisada a legislação nacional sobre o ensino comercial e contábil promulgada
no Brasil, do século XIX até os dias atuais. Foram identificadas ocorrências relevantes
no cenário nacional, a partir da chegada da Família Real, em 1808, e os efeitos
que esse fato e outros que se sucederam tiveram sobre a regulamentação do
ensino da Contabilidade no Brasil. Os resultados obtidos permitiram identificar
como algumas ocorrências econômicas, políticas e sociais afetaram o ensino
contábil e a forma como a legislação analisada evoluiu até os dias atuais.
Fonte:
http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/30anos/ivam_glauco_joao_amanda_pg19a32.pdf
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