PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de maio de 2011

Contabilidade Aplicada aos Regimes Próprios de Previdências Social - Edição Revisada e Atualizada



por: Diana Vaz de Lima

O Ministério da Previdência Social, na qualidade de órgão responsável pela orientação, supervisão e acompanhamento dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS, publicou, em julho de 21103, a PCortaria MPS 916, aprovando o Plano de Contas, o Manual de Contas, os Demonstrativos e as Normas de Procedimentos Contábeis que devem ser aplicados aos RPPS instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios de todo o brasil.

Embasada nos mesmos princípios Fundamentais de Contabilidade aplicáveis a qualquer outra entidade, a Portaria MPS 916/2003 e suas atualizações trouxe como exigência a implementação de procedimentos contábeis ate então pouco usuais na Administração Pública brasileira, como a constituição de provisões atuariais, a atualização da carteira de investimentos a valor de mercado, a avaliação de bens e direitos e o registro das depreciações e amortizações, requerendo dos profissionais que atuam na área a revisão e a incorporação de conceitos.

A presente obra encontra-se dividida em cinco capítulos: O primeiro capitulo trata da contabilidade aplicada ao RPPS e seu ambiente, trazendo a adequação dos procedimentos contábeis dos RPPS à Lei 4.330/1964, aos Princípios Fundamentais, às Normas Brasileiras de Contabilidade e às Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público - NICSP, aprovadas pela Federação Internacional de Contadores - IFAC. O segundo capitulo trata da Legislação Previdenciária e dos aspectos contábeis que devem ser observados pelos RPPS. O terceiro capitulo contempla as especificidades na elaboração do orçamento dos RPPS.O quarto capítulo apresenta o funcionamento da estrutura dn Plano de Contas dos RPPS, bem como seus demonstrativos contábeis. O quinto capítulo contempla os procedimentos contábeis em contas específicas, como a contabilização da provisão matemática previdenciária, das contribuições previdenciárias, do pagamento de benefícios, da carteira de investimentos, das reavaliações, depreciações e da taxa de administração da unidade gestora do RPPS. Ao final, é apresentado um glossário para facilitar o entendimento dos termos técnicos apresentado no decorrer da obra.

http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/66/mps/2003/916.htm

http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1964/4330.htm


 
Fonte:
http://www1.previdencia.gov.br/docs/pdf/Contab_aplicada_regimes_proprios_MPS.pdf






0 comentários:

Postar um comentário