PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de maio de 2011

Contabilidade Geral



por: Flávio Nascimento


ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE


A Contabilidade é um instrumento que fornece um número muito de grande de informações úteis, para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muita antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo as autoridades governamentais, principalmente aquelas que tem a incumbência de propiciar arrecadação de tributos, começaram a utilizar-se dela para aumentar a arrecadação e tomá-la obrigatória para a todas as empresas e pessoas tísicas, quando seu movimento ultrapassar a limites estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal.


É bom lembrar que a contabilidade não deve ser feita unicamente para atender a exigência do fisco e sim, para que ela sirva de instrumento seguro e confiável para o administrador tomar decisões.


A contabilidade tem a incumbência de registrar todas as operações da empresa, as quais, em certo momento, devem ser tabuladas e quantificadas monetariamente, para que em seguida, sejam elaborados os respectivos relatórios contábeis que são entregues aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, por meio dos relatórios contábeis recordam os talos acontecidos, analisam os resultados obtidos , as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Portando, a contabilidade é um instrumento retrospectivo para a tomada de decisões futuras.
.

A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.


Fonte:
http://www.portalprudente.com.br/apostilas/Agente%20e%20Escriv%E3o%20-%20Pol%EDcia%20Federal%202004/CONTABILIDADE%20GERAL.pdf



0 comentários:

Postar um comentário