por: Prof. José Marcos Paula Theodoro
A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas,
manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.
A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o
Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam
assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou
proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na
empresa.
Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar a
movimentação do Patrimônio.
Registrar de que maneira?
Suponha que você seja o contador de uma empresa. Você vai iniciar a
contabilização dessa empresa.
E agora? Por onde começar?
Responderemos que o primeiro passo é a escrituração.
A escrituração é uma das técnicas da Contabilidade que consiste em
registrar, nos livros próprios, os fatos que provocam modificações no
Patrimônio da empresa.
A escrituração começa pelo livro Diário, no qual todos os registros
são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato. Os
documentos mais comuns são: Notas Fiscais, Recibos de Aluguéis, Contas de Água,
Contas de Luz e Duplicatas.
Veja um exemplo:
Ocorreu na empresa o seguinte fato: venda de uma máquina de escrever.
Para comprovar essa venda foi extraída uma Nota Fiscal. Mediante essa
Nota Fiscal, o contador providenciará o registro do fato (venda da máquina) no
livro Diário. Inicia-se aí o processo da contabilização.
Fonte:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAKwgAH/apostila-contabilidade-comercial-i#
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