PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

17 de maio de 2011

Estudo da Contribuição do Balanced Scorecard na Contabilidade Gerencial



por: Carlos Eduardo Braz Valeriano

Novas formas de gerenciamento são buscadas pelas empresas para enfrentar o atual ambiente globalizado de alta competitividade e acirrada concorrência. O Balanced Scorecard é utilizado por empresas que pretendem ter êxito com suas estratégias de curto, médio e longo prazo, melhorando assim sua situação no futuro, revelando-se como uma ferramenta capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários econômicos em constante mutação.

O Balanced Scorecard complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros, utilizando outros três componentes, chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

À medida que foi sendo utilizado, o Balanced Scorecard deixou de ser um sistema de medição aperfeiçoado para se transformar em um sistema gerencial. Um sistema de informação gerencial deve contribuir como suporte às estratégias adotadas para que elas possam ser acompanhadas e venham a produzir retornos positivos para a empresa.

O presente trabalho argumenta que, contrariamente ao afirmado por alguns autores, o Balanced Scorecard não é uma simples repetição de conhecimentos já estabelecidos, e sim que é contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, não porque trata de temas nunca antes tratados mas porque repensa temas antigos, voltando a atenção para pontos que estavam esquecidos ou mal compreendidos, mostrando a vinculação entre pontos vitais que não estavam claramente articulados.

A demanda pela informação contábil pode ser relacionada aos estágios iniciais da revolução industrial nas tecelagens, em fábricas de armas e em outras operações industriais. A administração de empresas, vendo que a preocupação básica da contabilidade geral era com o patrimônio global da empresa e notando a necessidade de uma estrutura de informações relativa a detalhes internos, passou a criar um sistema que alimentasse com um maior número de dados específicos. Isso levou à criação da contabilidade de custos, que passou a ser o primeiro campo da contabilidade gerencial.

Historicamente, a contabilidade gerencial se caracteriza, superficialmente, com um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, etc., colocados em uma perspectiva diferente, com grande detalhe analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das empresas em seu processo decisório.


Fonte: 
http://www.kcd.com.br/arquivos_site/dissertacoes/Estudo_Sobre_Contribuicao_do_Balanced_Scorecard_na_Contabilidade_Gerencial_2008.pdf

0 comentários:

Postar um comentário