PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

15 de maio de 2011

Caracterização do uso de Sistemas de Controle Orçamentário - Um estudo multi-caso



por: Adriana Cristina da Silva; 
Rosana Carmen de Meiroz Grillo Gonçalvez.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a utilização do sistema orçamentário por meio de dois estudos de casos em empresas de grande porte. O quadro referencial teórico compõe-se do estudo de cinco itens: tecnologia, participação, acompanhamento orçamentário, integração do sistema orçamentário e ênfase na utilização.



Complementados por mais cinco itens que descrevem o contexto corporativo: tamanho, diversificação, descentralização, dinamismo, posição e participação no mercado. Na caracterização do uso do sistema orçamentário, percebeu-se que ambas as empresas utilizam-no como principal ferramenta de controle gerencial.



Não há participação da média e baixa gerência no processo de planejamento estratégico, sendo que em uma delas, sequer há divulgação do planejamento estratégico para a média gerência.



A empresa, com uso mais intenso do sistema orçamentário, possui maior participação dos empregados e busca utilizar as informações de tal sistema na implementação de medidas corretivas. Essa empresa é maior, mais diversificada, mais centralizada, atua num ambiente mais dinâmico, e possui menor market share. Os resultados obtidos convergem quase que totalmente com os resultados obtidos em outras pesquisas empíricas e indicam que as variáveis do contexto corporativo ajudam a explicar a forma como o sistema é utilizado.


 Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/569.pdf






0 comentários:

Postar um comentário