PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

13 de maio de 2011

Contabilidade da Gestao Ambiental - Procedimentos e Principios



por: Divisão do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU)

No contexto do grupo de trabalho de peritos a versão portuguesa esteve a cargo de:

Constança Peneda e Miguel Marçal
Paulo Saraiva e Cristina Santos deram também a sua colaboração


 
O objectivo deste documento é definir princípios e procedimentos da Contabilidade da  Gestão Ambiental (CGA), com focalização nas técnicas de quantificação das despesas ou custos ambientais, como base para o desenvolvimento de linhas orientadoras e enquadramento de uma CGA nacional. Os potenciais utilizadores destes procedimentos são os governos nacionais interessados em estabelecer a nível nacional um conjunto de linhas de orientação apropriadas ao contexto dos seus próprios países e organizações que procuram instalar sistemas de CGA para fins de benchmarking e de melhor controlo.



Têm sido amplamente reconhecidos os limites dos métodos de contabilidade tradicional financeira e analítica, para reflectir os esforços das organizações em direcção à sustentabilidade e para fornecer aos gestores a informação necessária para a tomada de decisões empresariais sustentáveis. Em certa medida, a informação acerca do desempenho ambiental das organizações pode estar disponível mas, nas empresas, assim como nas autoridades públicas, os decisores são raramente capazes de relacionar a informação ambiental com as variáveis económicas e falta-lhes, sobretudo, informação sobre os custos ambientais.



Consequentemente, os decisores falham no reconhecimento do valor económico dos recursos naturais como activos, e no valor comercial e financeiro associado a um bom desempenho ambiental. Para além das iniciativas voluntárias, existem poucos incentivos baseados no mercado que proporcionem a integração das preocupações ambientais na tomada de decisões. Por conseguinte, há a necessidade de melhorar este processo incluindo informação sobre o fluxo de materiais e os respectivos custos por forma a quantificar os esforços da empresa na área do desenvolvimento sustentável.



Embora existam diferentes definições e aplicações, a utilização geral da informação da CGA serve essencialmente para ser utilizada internamente pela empresa nas suas tomadas de decisão. A nível interno os procedimentos da CGA incluem: medições físicas do consumo de materiais e energia, fluxos e deposição final, avaliação monetária de custos, poupanças e receitas relacionadas com actividades que apresentam potenciais impactes ambientais. O procedimento mais útil para a tomada de decisões depende do tipo de organização (p.e., produção fabril vs. prestação de serviços) e do tipo de decisões a tomar (p. e., decisões de compra quanto às matérias primas; decisões de investimento em utilização racional de energia; alterações de design do produto, entre outras).



A informação da CGA apoia os sistemas de gestão ambiental e as tomadas de decisões na procura de objectivos melhorados e de novas opções de investimento. Os respectivos indicadores de desempenho financeiro e ambiental são importantes para fins de controlo e benchmarking. O balanço dos fluxos de materiais assim como os indicadores daí resultantes são uma informação vital para a comunicação ambiental. Organizações de rating estão interessadas em verificar a combinação entre abordagens monetárias e físicas em prol da sustentabilidade.



Os custos das empresas em protecção ambiental, incluindo redução da poluição, gestão de resíduos, monitorização, conformidade, impostos e seguros, têm aumentado rapidamente nos últimos 20 anos com crescente e mais exigente regulamentação ambiental. Os sistemas de contabilidade de gestão convencionais atribuem muitos destes custos ambientais aos overheads, o que tem como consequência desincentivar os responsáveis do produto e da produção a reduzir os custos ambientais, bem como, acarretam para os gestores de topo a dificuldade em compreender e interiorizar a amplitude dos custos ambientais.


Fonte: http://www.un.org/esa/sustdev/publications/emaportuguese.pdf




0 comentários:

Postar um comentário