PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

2 de novembro de 2011

Lucro Relacionado ao Conceito de Preservação da Riqueza



por Joseellen Maciel Sousa


O ambiente mundial esta passando por um profundo processo de transformação decorrente do alto grau de competitividade entre os paises e entre empresas e do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.

Este movimento de mudanças esta provocando novos e ma i o r e s desafios para os gestores empresariais e a informação se tornando cada vez mais um recurso estratégico das organizações. A contabilidade pode utilizar mais intensamente conceitos econômicos para melhorar a comunicação com seus usuários.

Este artigo, partindo da definição de lucro do economista inglês James Hicks, apresenta os vários conceitos de lucro em termos de preservação da riqueza, com o objetivo de tornar a informação contábil mais útil no processo de decisão.

O lucro, mensurado a custo histórico, a preços correntes de entrada, pelo equivalente corrente de caixa, pelo cálculo do valor presente e pelo valor de mercado, tem uma formulação própria para cada tipo de mensuração. São apresentados exemplos numéricos no tópico que trata do lucro mensurado a valor presente.

O lucro relacionado ao conceito de preservação da riqueza, apresentado neste artigo, é de grande  relevância, porque é recebido pela teoria econômica. O uso desse conceito pela contabilidade pode uma grande ajuda ao objetivo básico das demonstrações contábeis, que é de obter informações úteis para a tomada de decisões econômicas.


Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário