PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

17 de novembro de 2011

Uma análise comparativa entre a demonstração das origens e aplicações de recursos, a demonstração do fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado



por Guilherme Júlio da Silva,
Vanessa Marcela Nascimento



O presente artigo aborda uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR, a Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC e a Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Discorre sobre as vantagens e desvantagens das demonstrações de origens e aplicação de recursos e a do fluxo de caixa.

Quanto à Demonstração do Valor Adicionado, apresentou-se o método utilizado para sua elaboração e se expôs a importância da informação de cunho social e econômico para o usuário, já que esta é complementar às demais demonstrações e sua implantação não suscita maiores discussões.

Devido aos posicionamentos divergentes dos autores, não há consenso a respeito da melhor demonstração a ser adotada, se a DOAR ou a DFC, dando a impressão de que a decisão deverá convergir para a adoção em conjunto dos dois relatórios.

Em virtude das mudanças sociais e econômicas que afetam as empresas, a Contabilidade, como ciência que é, evoluiu procurando novas formas de estudar e evidenciar o patrimônio. Nesses estudos utilizam-se técnicas da escrituração, da análise, da auditoria contábil e da contabilidade gerencial, que fornecem informações através dos seus relatórios.

Entre tais relatórios encontram-se as Demonstrações Contábeis, que devem evidenciar as informações de forma confiável, compreensiva, oportuna e em tempo hábil, buscando uma padronização para satisfazer os interesses comuns a um grande número de diferentes usuários.

 Fonte: http://www.rcc.ufsc.br/edicao3/documentos/artigo_4.pdf




0 comentários:

Postar um comentário