PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de novembro de 2011

Comportamento dos Custos: Uma investigação empírica acerca dos conceitos econométricos sobre a Teoria Tradicional da Contabilidade de Custos


por Felipe Dantas Cassimiro da Silva,
Marco Túlio de Castro Vasconcelos,
Alexandre César Batista da Silva,
Sebastião Marcos Campelo

 A investigação, em tela, versa sobre a inconsistência dada pela literatura Contábil em termos de estimação do comportamento dos custos. Portanto, o objetivo central deste trabalho é identificar se teoria da Análise Estatística do Comportamento dos Custos, defendida pela literatura contábil, está ferindo os conceitos modernos da Econometria utilizados em finanças, em termos de identificação e correção da não estacionariedade das séries temporais.

Para tanto, adotou-se um procedimento metodológico dedutivo através de pesquisa indireta. Para reforçar os conceitos e análises feitas no desenvolvimento da pesquisa utilizaram-se dados de estudo de caso que foram rodados no software Econométrico E-views. Por fi m, conclui-se que a teoria empregada na literatura contábil concernente à utilização de técnicas estatísticas em comportamento dos custos não considera a análise da estacionariedade das séries e que, portanto, gera inconsistências estatísticas (regressões espúrias) na previsão do referido comportamento.

Com isso, o estudo posiciona-se de forma relevante à evolução da ciência no momento em que enseja uma discussão maior em uma área ainda incipiente das Ciências Contábeis, a Contabilometria.


Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18n43/a06v1843.pdf

0 comentários:

Postar um comentário