PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

29 de novembro de 2011

A Contabilidade como instrumento de evidenciação de fatos Ambientais


por Gardênia Maria Braga de Carvalho


A Contabilidade como ciência tem como objeto de estudo o patrimônio, deste modo, passa a ter papel fundamental, como ferramenta necessária, para ser o elo entre organizações públicas ou privadas, seu processo produtivo e a sociedade.

O problema alvo da pesquisa consiste em esclarecer “como se caracteriza a responsabilidade ambiental de uma Sociedade Anônima(S.A.) obrigada, pela legislação ambiental, à apresentação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental e sua implicação nos registros contábeis”.

Para desenvolvimento do presente texto, foi realizada a análise do relatório Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA), um documento formal que compõe o Licenciamento Ambiental, que objetiva a apresentação de um estudo a ser realizado antes da implantação de novo empreendimento, que, teoricamente, possa vir a causar impactos ambientais; visa também mostrar os resultados positivos e negativos decorrentes do mesmo, bem como proporcionar respaldo técnico para elaboração de outro instrumento, este de mais fácil entendimento pelo público em geral e denominado Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Através desses dois relatórios, EIA e RIMA, as empresas demonstram como irão proceder em suas interações com o meio ambiente. Os princípios contábeis, com destaque para os da continuidade, da competência e da oportunidade, bem como a corrente científica do neopatrimonialismo, orientam para registros de todos os fatos que tenham relação com as variações patrimoniais, inclusive os ambientais.

Da comparação entre os relatórios ambientais EIA/RIMA com os demonstrativos contábeis, pode-se concluir que, embora declarem interagir com o meio ambiente, não é praxe das empresas evidenciarem essa relação, mesmo tendo todos os meios através das Ciências Contábeis.

No futuro, todas irão perceber que interagem com a natureza de uma forma ou de outra, e que é através da contabilidade que essa interação deve ser apresentada para todos os usuários da informação contábil, inclusive à sociedade.


Fonte:
http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encontros/vi_en/artigos/mesa2/Contabilidade_Ambiental_como_inst_de_evidencia__o_de_fatos_ambientais.pdf

0 comentários:

Postar um comentário