por Amanda Borges de Albuquerque Assunção,
Geiza Souza e Silva,
Neuza de Lima Raimundo de Melo e Silva,
Clenilson Siqueira Felinto de Lima.
Era uma vez... um casal jovem, ambos sem bens.
Unidos em matrimônio, foram morar em uma casa cedida pelo pai de um deles. Para
se sustentar, começaram a produzir pizza e vender para as redondezas. A pizza
teve grande aceitação, e as pessoas começam a consumir cada vez mais. A pequena
produção teve que ser ampliada, mas, por falta de espaço, começou a ser
entregue em domicílio. Logo a pequena produção caseira tornou-se uma marca
reconhecida associada a um número de telefone.
Um
dia o casamento se desfez, e o casal, agora não mais tão jovem, enfrenta um
dilema: como repartir o patrimônio? É bem verdade que vários ativos foram incorporados,
mas a empresa vale muito mais do que o valor que havia contabilizado, porque o
grande gerador de valor agora é a marca consolidada associada a um número de
telefone, e que foi constituído a partir das habilidades de gestão, campanhas
de marketing, qualificação da mão-de-obra. Enfim, aspectos que geram valor para
a empresa, mas que são de difícil quantificação.
Tentando contribuir para o esclarecimento desta questão, serão
analisados os conceitos de ativos intangíveis, especialmente os relacionados a
Goodwill e capital intelectual.
Dentre os intangíveis que a contabilidade reconhece atualmente
encontram-se patentes, marcas, direitos autorais, e etc. Entretanto, também é
amplamente reconhecida a existência de outros intangíveis que, apesar de ainda
não terem sido identificados ou mensurados, igualmente, contribuem para os
resultados de uma entidade, como o Goodwill e o Capital Intelectual. E, pela
falta do seu reconhecimento contábil e conseqüente falta de modelos, dá origem
a uma mistura de conceitos e definições. Freqüentemente, Goodwill e Capital
Intelectual são vistos: como sinônimos; como distintos; ou um como gerador do
outro. Portanto, faz-se necessário estabelecer dois questionamentos básicos:
existe diferença entre esses dois termos? Qual o limite entre esses dois
conceitos?
Trata-se de um estudo teórico, de natureza exploratória, haja vista se
constituir um tema ainda bastante discutido na academia e que para o qual ainda
não existem muitas evidências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, procurando identificar os diversos conceitos de ativo, situando
entre esses o Goodwill e o Capital Intelectual,
procurando entender suas diferenças e semelhanças. E, com relação à
estrutura, os tópicos são distribuídos de forma lógica, objetivando facilitar a
interpretação do que está sendo exposto, e numa seqüência que favorece a busca
pela resposta do problema central.
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