PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de novembro de 2011

Adoção das Normas Internacionais no Brasil – Um Estudo de suas Implicações nos Princípios Contábeis



por Irineu Afonso Frey,
Joisse Antonio Lorandi,
Natalia Souza Pinheiro.


A adequação da contabilidade às normas internacionais vem se tornando um caminho inevitável nas últimas décadas. Isso pode ser explicado principalmente porque a contabilidade é uma ciência social factual e acompanha a evolução dos fatos do ambiente em que atua, ambiente este, que se torna cada vez mais global.

As mudanças nas normas e no sistema contábil devem respeitar as características de cada região e a construção de sua prática contábil. Sobre isso, Weffort (2005, p.15) afirma que “enquanto o termo harmonização busca a acomodação das diferenças locais, reconhecendo que a abordagem one size fits all pode não ser a mais adequada, a convergência volta-se para o alcance de um resultado comum”. Pode-se dizer que os países estão agregando tais normas as já existentes, adotando o modelo global sem deixar de lado suas características.

Considerando-se a importância dos conceitos e do processo de harmonização na evolução da ciência contábil, levantou-se o seguinte objetivo para esta pesquisa: verificar alterações nos Princípios de Contabilidade no Brasil, a partir da implementação das normas internacionais de contabilidade as IFRS (International Financial Reporting Standards).

Por apresentar uma questão específica, de natureza social com um tema recente a metodologia de pesquisa utilizada quanto à natureza, pode ser classificada como básica, que objetiva gerar conhecimento para o avanço da ciência. Quanto à forma de abordagem do problema, se classifica em pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos seus objetivos, é uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, pode ser classificada em bibliográfica, pois utiliza como base de pesquisa livros, artigos e conteúdo da internet, já publicados.

A coleta dos dados foi realizada utilizando basicamente fontes de informação primária como livros, artigos, teses, publicações da internet, entre outros. Os materiais específicos de contabilidade internacional foram limitados a publicações a partir do ano de 2000, nos demais não houve restrição de período.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário