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20 de novembro de 2011

O Ensino de Teoria da Contabilidade no Brasil



por Célia Oliveira de Jesus Sacramento.

 
Com o advento da Resolução rr 003 do Conselho Federal de Educação de 1992, de 5 de outubro de 1992, que trata do mínimo de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Contábeis, foi inserida entre outras, a disciplina Teoria da Contabilidade.

A inclusão dessa disciplina no curso de graduação em Ciências Contábeis visa, segundo a referida resolução, estimular a aquisição integrada de conhecimentos teóricos e práticos, que permitam ao graduado o competente exercício da sua profissão.

Para o professor ludícibus (1997, p.22) "é importante entender bem o que é teoria, bem como seus vários enfoques e metodologias, a fim de os contadores poderem dar respostas ou interpretações satisfatórias para uma série de novos fenômenos que estão a desafiar nossa profissão."

A obrigatoriedade dos conhecimentos teóricos contábeis foi imposta nos cursos de Ciências Contábeis pela referida resolução, mas será que os professores que ministram a disciplina têm conhecimento do que seja Teoria da Contabilidade? Qual a sua importância? Qual o semestre ou ano que ela deve ser oferecida? e Qual o seu conteúdo programático?

Se os responsáveis pela adequação curricular, ou os professores que lecionam a disciplina Teoria da Contabilidade, não fizeram um estudo para conhecer o que é Teoria da Contabilidade, sua importância na graduação, ano ou semestre a ser oferecida, o objetivo de ter contadores, dando  respostas ou interpretações satisfatórias, nos desafios profissionais, e de formar profissionais com fundamentos científicos da Contabilidade não será atingido.
Os objetivos desse artigo são:

• apresentar problemas relacionados ao ensino de Teoria da Contabilidade nos cursos de
graduação das faculdades de Ciências Contábeis; e
• apresentar uma visão da teoria contábil sob o enfoque do método indutivo, fazendo uma análise dessas questões face as determinações da Resolução n^ 003/92 do Ministério da Educação.

A investigação e do tipo exploratória, pois o objeto em estudo (O Ensino da Teoria da Contabilidade no Brasil, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis ) é desconhecido.

Ao conceituar o universo da pesquisa. Lakatos (1990, p. 108) diz o seguinte: "O universo ou população é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum. Sendo N o número total de elementos do universo ou população, o mesmo pode ser representado pela letra latina maiúscula X. tal que Xn = X1;X2;X3       Xn."

A pesquisa tem como universo as Faculdades de Ciências Contábeis do Brasil.

Ao conceituar a palavra amostra, a mesma autora. Lakatos (1990, idem) deu a seguinte definição: "O conceito da amostra é que a mesma constitui uma porção ou parcela, convenientemente selecionada do universo. Sendo n o número de elementos da amostra, a mesma pode ser representada pela letra minúscula x. tal que xn = x1; x2; x3...; xn<xn e n< ou = n.

A amostra abrange dezenove faculdades públicas do Brasil. Até o advento da Lei n°9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação; apenas as universidades públicas tinham como norma encaminhar e incentivar os professores a fazerem cursos de pós-graduação. Segundo dados da Secretária de Educação Superior, até 1996 existiam 332 (trezentos e trinta e dois) cursos de graduação em Ciências Contábeis, mas somente nos cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis (Mestrado ou Doutorado) era oferecida a disciplina Teoria da Contabilidade. Logo a delimitação é representativa, pois a cancã professores que tiveram oportunidade de fazer pós-graduação.


Fonte: http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad18/O_ensino.pdf

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