por Maria Thereza Pompa Anthunes,
Eliseu Martins
O tema Capital Intelectual emerge na sociedade atual suscitando a
discussão sobre a sua
relevância para a riqueza das organizações. Admite-se o conhecimento
como um recurso econômico que impõe novos paradigmas na forma de valorização do
ser humano e na forma de avaliação das empresas, pois esse conhecimento
(Capital Intelectual – CI) tem produzido benefícios intangíveis que alteram seu
valor.
Neste artigo buscou-se estudar as relações existentes entre o
entendimento do conceito de Capital Intelectual, por parte dos gestores, e o
desempenho das empresas, de forma a verificar a adequação das medidas de
desempenho atualmente existentes para captar os efeitos dos investimentos nos
elementos que compõem o Capital Intelectual. A pesquisa, do tipo exploratória e
descritiva, está baseada numa amostra composta por 30 empresas dos ramos da
indústria, comércio e serviços.
Os dados foram tratados por meio dos métodos Qualitativo (Análise de
Conteúdo) e Quantitativo (Análise de Cluster e Análise de Correlação/Associação).
Concluiu-se que os gestores possuem o entendimento do conceito de CI semelhante
ao conceito exposto na literatura, realizam investimentos nos elementos que
identificam o CI e que o entendimento do conceito influenciou indiretamente o
desempenho das empresas por meio das ações de investimentos realizados no
elemento humano.
Identificou-se uma lacuna a ser preenchida pela Contabilidade
Gerencial a fim de prover as informações necessárias para a gestão dos retornos
dos investimentos realizados nos elementos do Capital Intelectual, pois os gestores
entrevistados estão dispostos a implementar um modelo de avaliação dos retornos
obtidos pelos investimentos em Capital Intelectual, ou simplesmente Ativo(s)
Intelectual(is).
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