PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

13 de novembro de 2011

Epistemologia da pesquisa em Contabilidade e Finanças: análises de plataformas teóricas no Brasil


por Fabiano Gabriel, 
Renê Coppe Pimentel,
Gilberto de Andrade Martins.


O presente estudo buscou identificar as possíveis plataformas teóricas no campo da Contabilidade Financeira e, a partir dessas plataformas, verificar quais as mais empregadas  nos trabalhos apresentados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, nos anos de 2006 e 2007.

A plataforma teórica – ou quadro teórico – constitui o campo de princípios, categorias, conceitos, definições, constructos e explicações, dentro do qual o trabalho se fundamenta e se desenvolve. Baseando-se nas linhas de pesquisa propostas, em 2001, pelo Journal of Accounting and Economics e por Iudícibus e Lopes (2004), foram identificadas as seguintes plataformas teóricas: informação contábil e mercado de capitais; divulgação; teoria dos contratos e governança corporativa; falências; escolhas contábeis, regulamentação e finanças corporativas.

De acordo com os resultados do levantamento dos textos publicados, observou-se que finanças corporativas, informação contábil e mercado de capitais, regulamentação e divulgação foram as plataformas teóricas predominantes. Constatou-se, ainda, que 27% dos artigos não caracterizaram uma plataforma teórica que apoiasse o trabalho, resultado que compromete a qualidade dessas pesquisas.

Por fim, concluiu-se que há espaço para aumento da robustez teórica dos trabalhos sobre Contabilidade Financeira no Brasil. Esse desenvolvimento também depende de novas pesquisas epistemológicas, através da avaliação dos atributos científicos em artigos apresentados nos Congressos de Contabilidade e Finanças ou publicados em periódicos.


Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/ebf/9EBF/paper/viewFile/688/167

0 comentários:

Postar um comentário