PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

26 de novembro de 2011

Alocação de Custos Indiretos através de um modelo experimental de Fuzzy ABC



por Gilcimar Borget, 
José Alonso Borba,
Fernando Dal-Ri Murchia


O Custeio Baseado em Atividade ou Activity Based Costing (ABC) como método de alocação de custos aos produtos envolve informações estimadas e assume muitas vezes uma linearidade não existente entre o consumo das atividades e os produtos.

O objetivo desse trabalho é apresentar uma metodologia baseada na utilização da lógica fuzzy para modelar a incerteza e a subjetividade inerente ao processo de alocação de custos. Para isso, um exemplo sobre ABC desenvolvido por Martins (2003) foi utilizado, além de outros dados incorporados ao problema tornando-o mais próximo da realidade desses processos.

Em seguida, uma proposta de solução que utiliza os fundamentos da teoria dos conjuntos fuzzy foi desenvolvida com o objetivo de compreender melhor a subjetividade e a incerteza do ABC. Para simular essa realidade foram estabelecidas 99 regras de inferência para as alternativas do processo decisório.

A etapa final da elaboração do modelo fuzzy constitui na fuzzificação e defuzzificação dos dados através da utilização do software FuzzyTECH® e dos novos direcionadores de custos para alocação aos produtos.

Os resultados encontrados neste trabalho evidenciam que a lógica fuzzy pode ser utilizada como uma importante ferramenta para tratar da ambigüidade e das incertezas inerentes aos processos de alocação de custos.

Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos32006/637.pdf

0 comentários:

Postar um comentário