PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

22 de novembro de 2011

Contabilidade Versus Fluxo de Caixa


 Eliseu Martins
Diretor da Faculdade de Economia. Administração e Contabilidade — FEA/USP
Prof. Titular da Departamento de Contabilidade e Atuaria — FEA/USP
Membro da Comissão Consultiva sobre Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários – CVM



Introdução
Muito se tem escrito e falado recentemente a respeito da “superioridade” do Fluxo de Caixa sobre a Demonstração do Resultado, da “volta da Contabilidade ao custo histórico puro” e ate da maior utilidade do Regime de Caixa sobre o de Competência para fins de gerenciamento das empresas.

O nosso objetivo aqui é procurar mostrar que tudo isso pode ser válido.., para quem não entende de Contabilidade, ou não sabe de fato o que e Regime de Competência, não entendeu o que e fluxo financeiro na inflação ou então para quem esta sempre atrás de novos modismos, quaisquer que sejam, independentemente de uma analise critica e racional.

As Demonstrações Contábeis e o Fluxo de Caixa
Em primeiro lugar discutamos a respeito do relacionamento entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa. Infelizmente ainda encontramos quem ache que a questão e de alternativa: ou um ou outro, sem que se perceba da ligação umbilical entre as Demonstrações Contábeis e o Fluxo de Caixa.

Talvez a grande falha resida exatamente entre nós, Contadores, quando deixamos de mostrar aos nossos usuários que essa conexão e intima e fundamental.

O Balanço e a Demonstração do Resultado, se elaborados a luz do custo histórico puro e na ausência de inflação, é a distribuição lógica e racional ao longo do tempo do Fluxo de Caixa da empresa. E é talvez necessário esclareçamos isso aos consumidores do nosso produto. Precisamos saber mostrar que um ativo possui, alem das disponibilidades e das aplicações de caixa efetuadas, direitos que estão para se transformar em caixa: e além disso, possui bens que estão representando o montante de caixa desembolsado ou a ser desembolsado em função de sua aquisição. E que o passivo representa valores a desembolsar futuramente. Logo, o balanço inteiro, sem exceção, possui ligação como Fluxo de Caixa.



Fonte: http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad20/cont_x_fluxo.pdf

0 comentários:

Postar um comentário