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16 de novembro de 2011

Conceitos de Custos Aplicados a uma Empresa Comercial


 por Prof. Dr.Eliseu Martins


Muitos dos conceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às empresas comerciais. Tanto os conceitos por trás da tradicional visão dessa matéria quanto os mais modernos (muitas vezes melhores estes do que aqueles, muitas vezes não - dependendo da forma com que são utilizados e também dos objetivos almejados).

Neste pequeno trabalho estamos apresentando como é que conceitos simples há muito
tempo presentes na Contabilidade de Custos Industriais podem também ser usados, e com bastante utilidade, numa Contabilidade Comercial Gerencial. Por ouro lado, muitos conceitos da Contabilidade Gerencial ou mesmo da Contabilidade Financeira (ou Geral) estão aqui sendo trazidos e mostrados como também poderiam ser abarcados pela Contabilidade de Custos.

Os conceitos básicos aqui utilizados são os seguintes:

• UMC - Unidade Monetária Contábil: ao invés de se trabalhar com Reais, Dólares ou qualquer outra moeda sujeita a inflação, mesmo que pequena, utiliza-se essa moeda (como se utilizava a UFIR, por exemplo, no Brasil), a fim de que se possam ter comparações por longos espaços de tempo.

• Valor Presente: em função do valor do dinheiro no tempo, com ou sem inflação, todos
os valores são ajustados a seu valor presente (aplicável principalmente aos valores prefixados, tais como fornecedores e outros).

• Custo de Permanência: um rudimento do conceito de custo de oportunidade (numa aplicação muito singela desse conceito, que deixa a desejar mas é um ponto inicial para melhores desenvolvimentos posteriormente) pela aplicação de recursos em estoques, representando o encargo financeiro pela sua manutenção.

• Receita Financeira Comercial: Valor dos juros reais (excedentes à inflação) embutidos nas operações de vendas a prazo.

• Despesa Financeira Comercial: Idem, relativamente aos juros reais nas operações de compra.

• Lucro Direto: conceito baseado na margem de contribuição.

• “GMROI”(“Gross Margin - Return on Investment”) ou Retorno Sobre o Estoque: conceito de retorno sobre o investimento que considera a relação do lucro bruto com o investimento em estoques; neste caso, com a substituição do conceito de Lucro Bruto pelo de Lucro Direto. Conceito a ser melhor detalhado.

• “Mark-on” ou Marcação Bruta: Margem Bruta a partir do Custo da Mercadoria Vendida (e não a partir do Valor de Venda); ou seja, relação Venda Bruta ÷ Custo da Mercadoria Vendida. (Note-se que Margem de Lucro Bruto é o inverso: CMV ÷ Venda.) Neste trabalho, será utilizada uma versão adaptada, a ser vista à diante.

• Custo do Espaço: Imputação de Custos a um produto, seção etc. em função da utilização de um dos dois maiores fatores de restrição na empresa comercial: o espaço.

• Custos Imputados: Uso novamente do conceito de custo de oportunidade, no caso de utilização de bens próprios ao invés de terceiros (aluguel, arrendamento etc.); no caso extremo, a figura dos juros sobre o capital próprio.

• Despesas Variáveis: Todas aquelas vinculadas efetiva, direta e proporcionalmente à receita de venda, englobando não só comissões de vendedores, aluguéis e arrendamentos proporcionais ao faturamento mas também uma razoável estimativa de perdas nas vendas a prazo.

Esclarecimentos melhores do uso desses conceitos e outros serão discutidos ao longo da
apresentação do tema.

Muitos desses conceitos obviamente não são, repetimos, privativos da Contabilidade de
Custos e, alguns deles, os relativos principalmente à UMC e ao valor presente, são totalmente emprestados da Contabilidade Geral (ou Financeira) mais analítica; no caso brasileiro, são emprestados da denominada Contabilidade à base da Correção Integral. Apesar da baixa inflação atual, esse conceito continua sendo válido principalmente para fins de análise gerencial.


Fonte: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=88

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