PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

3 de janeiro de 2012

A contabilidade, o novo direito empresarial e a teoria ultra vires




por Aderbal Nicolas Müller, 
Wilson Alberto Zappa Hoog


O artigo apresenta a nova realidade em que se insere a Contabilidade, notadamente com a atualização da legislação, dada pela Lei 10.406/02, do Novo Código Civil, onde surge o desvelamento da teoria ultra vires.
Algumas mudanças importantes surgem nesse cenário, envolvendo aspectos de contabilização e de responsabilidade dos profissionais da escrita contábil nas organizações. A exemplificação da interpretação dada e as referências a cada artigo da nova legislação estão explícitas no texto, que procura traduzir a mensagem deixada aos profissionais da área pelo legislador, nas entrelinhas do texto legal. A interpretação da teoria ultra vires, dentro do Novo Código Civil, pode auxiliar em muito o assessoramento contábil para os gestores das empresas.
Com o advento da Lei n.o 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que entrará em vigor em janeiro de 2003, uma nova ordem jurídica estará imperando sobre o direito empresarial e a contabilidade das organizações. Muitos são os comentários e as discussões acerca de diversos temas e inúmeras abordagens novas a serem dadas aos contextos empresariais. Alguns pontos, em particular, chamam a atenção e são objetos de destaque nas trocas de informações entre contadores e advogados.
Entre eles, estão as estruturas das demonstrações contábeis, a regência supletiva aplicada a sociedades limitadas, a participação societária em sociedades conjugais, o período de adaptação ao novo código e muitos outros.

 Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário